Geralmente silenciosas, as doenças do fígado com frequência não apresentam sintomas. Um gosto amargo na boca faz com que muitas pessoas acreditem que estão com algum tipo de doença no fígado, mas essa é uma queixa que pode ser desencadeada por várias causas.
Gastrite, lesões dos dentes ou na gengiva, infecções na faringe ou amígdalas, desidratação, jejum prolongado, cigarro e medicamentos são algumas delas. Tontura, dor de cabeça e náuseas, que muitas vezes estão associadas a quadros de enxaqueca, também são alguns exemplo e que não tem nenhuma relação com doenças do fígado.
As doenças mais comuns que acometem o fígado são: esteatose hepática, hepatites por vírus (A, B, C, D, E), doença hepática alcoólica, esquistossomose, hepatite autoimune e hepatite medicamentosa. Outras doenças menos frequentes incluem a hemocromatose (doença por acúmulo de ferro), doença de Wilson (doença por acúmulo de cobre no fígado), doenças das vias biliares intra-hepaticas, como a colangite esclerosante, a cirrose biliar primária e a colangite autoimune.
Doenças do fígado será o tema da entrevista com o hepatologista, Allan Rego, amanhã (16.03), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)