Um estudo inglês aponta que permanecer muito tempo sentada durante a gestação pode ser prejudicial para a saúde do bebê. Pesquisadores da Escola de Medicina de Warwick, na Inglaterra, afirmam que ficar sentada por mais de seis horas diária durante a gestação faz aumentar o ganho de peso e pode até levar à diabete gestacional, fatores que complicam na hora do parto, principalmente no segundo trimestre da gestação.
A pesquisa contou com 1.200 gestantes em diferentes faixa etária. Questionários sobre frequência de atividade física e estabilidade emocional também integram a pesquisa. Resultados apontam que a maior parte das mulheres que se sentiam depressivas passava mais tempo sentadas.
Para a autora do estudo Nithya Sukumar passar muito tempo sentada durante a gravidez pode ser sinal de depressão, e as consequências são as mesmas: problemas na hora do parto. Sukumar salienta que as grávidas podem se beneficiar desde o começo da gestação por causa da atividade física e aproveitar e reduzir os riscos de doenças por causa do sedentarismo.
A pesquisa destaca que reduzir o tempo sentado pode ser até mais interessante do que colocar a grávida para fazer a atividade física propriamente dita, uma vez que a prática comprovada, pode ser prejudicial à saúde do bebê.
*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)