Ficar em pé contribui para saúde do coração

 

Ficar em pé no lugar de sentar pode contribuir para nos manter em boa saúde cardiológica, isso  segundo um estudo publicado nesta sexta-feira (31/07),  na revista da Sociedade Europeia de Cardiologia, o European Heart Journal.

“Inúmeros estudos mostraram que a atividade física reduz a mortalidade total, os acidentes e a mortalidade cardiovasculares, o diabetes tipo 2 (o mais frequente), a obesidade e diversos tipos de câncer”, relembrou o professor Francisco Lopez-Jimenez da Mayo Clinic (Minnesota, Estados Unidos) em um comentário acompanhando o artigo.

Segundo a publicação revista da Sociedade Europeia de Cardiologia, o European Heart Journal, a posição de pé permite  melhorar os níveis sanguíneos de colesterol, gorduras e açúcares, marcadores biológicos de riscos cardiovasculares.

A ideia tem controvérsias.  Passar horas em pé pode causar problemas nas pernas e na coluna, alerta o diretor regional da ABRC (Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna), Giuliano Martins. Tudo vai depender do tempo em que a pessoa ficar em pé, a altura, e a idade.

“Nossa mensagem é: ‘levantem, fiquem menos tempo sentado e se mexam mais'”, afirmou a médica Genevieve Healy da universidade de Queensland (Austrália), que dirigiu o estudo.

Pesquisadores australianos equiparam com marcadores de atividade 782 homens e mulheres, com idades entre 36 e 80 anos, para determinar precisamente quanto tempo cada um passava dormindo, andando ou correndo e ficava sentado, deitado ou de pé.

Uma diminuição das gorduras sanguíneas (triglicerídeos) e um aumento do “bom” colesterol foram observados com uma redução do tempo sentado.

JR

 O European Heart Journal.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.