Categories: Dicas de Saúde

Ficar de pé melhora saúde do coração

Um estudo realizado na Escola de Saúde Pública, da Universidade de Queensland, na Austrália aponta que passar mais tempo em pé, em vez de sentado, pode melhorar os níveis do açúcar, gordura e colesterol no sangue, e consequentemente a saúde do coração. A pesquisa foi publicada nesta sexta-feira (31), no “European Heart Journal”.

O estudo contou com 782 participantes, incluindo homens e mulheres, com idades entre 36 e 80 anos, que receberam monitores de atividades dos pesquisadores australianos. Os equipamentos podiam determinar quanto tempo cada participante passava dormindo, sentado ou deitado, além de caminhando e correndo. Amostras de sangue, altura, peso e circunferência da cintura, foram analisadas. Os pesquisadores então estimaram o impacto na saúde de se substituir o período sentado para o em pé ou andando.

De acordo com o pesquisador da Escola de Saúde Pública, da Universidade de Queensland, na Austrália, Genevieve Healy, o tempo em pé em comparação com o sentado foi significativamente associado com menores níveis de açúcar e gordura no sangue. Ela ainda enfatiza que substituir o tempo sentado por uma caminhada também foi associada com uma redução na cintura e no índice de massa corporal – IMC.

Pesquisa aponta que ficar duas horas a mais por dia em pé em vez de sentada reduz em 2% os níveis de açúcar no sangue e em 11% o de triglicerídeos – gordura. A análise também mostrou que levar duas horas por dia caminhando em vez de sentado reduz em 11%, o índice de massa corpora e em 7,5 cm, em média, a circunferência da cintura. Além dessa análise, foram observados os níveis de açúcar no sangue que caíram 11% e os níveis de triglicerídios, em 14% por cada duas horas gastadas caminhando em vez de sentado.

Para Healy as descobertas trazem importantes evidências de que estratégias para aumentar a quantidade de tempo em pé ou caminhando em vez de sentado pode trazer benefícios para o coração e o metabolismo de muitas pessoas, e recomenda a ficar em pé para melhorar a saúde do coração.

Fonte: O Globo

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

19 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

10 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

10 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago