Fibrose Cistica: você conhece?

Existe um movimento de estabelecer uma cor para os meses do ano com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do que está sendo abordado, para instruir e divulgar a acessibilidade aos serviços públicos.

Setembro além de já conhecido como o mês amarelo fazendo um alerta ao suicídio,  é também o mês de alerta da Fibrose Cística, representada pela cor roxa e que tem em 05 de setembro o dia nacional de conscientização. Ela é uma doença genética sem cura passada de pai para filho causada por um gene defeituoso que faz com que o corpo produza muco que se acumula nas passagens respiratórias do pulmão e também no pâncreas.

Tosse com secreção, dificuldade em ganhar peso, desidratação, sinusite crônica, pólipos nasais e entupimento do intestino são alguns sintomas da doença.  O diagnóstico precoce  junto ao tratamento adequado diminui os riscos de complicações e melhora a sobrevida do paciente, os profissionais aptos a diagnosticar a Fibrose Cística são: clinico geral, pneumologista e o gastroenterologista. Saiba mais.

A Fibrose Cística na vida de uma criança ou adolescente pode gerar mudanças comuns na rotina da família, às vezes causando certa angústia e insegurança. Devido a isso, a família que passa por essa fase precisa de total atenção e o paciente também precisará de apoio no período do diagnóstico. Para saber mais sobre as vivencias dos familiares leia o artigo.

O tratamento da Fibrose Cística envolve médicos de várias especialidades, nutricionistas, gastroenterologista, fisioterapeuta, pneumologista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, farmacêutico, microbiologista, entre outros, garantindo assim a integridade do processo. Saiba mais no site do Ministério da Saúde.

O assunto foi tema do programa Saúde no ar desta quarta-feira (05.09). Patricia Tosta conversou com o médico pneumologista  e Professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Almério Machado Jr.

Ouça a entrevista na íntegra:

Foto: Internet

Fonte: Ministério da Saúde

Redação Saúde no Ar (A.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.