O Ministério do Trabalho e Emprego lançou a plataforma FGTS Digital, que é uma nova forma de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A plataforma que entra em funcionamento no dia 1º de março, vai usar informações do eSocial como base de dados e permitirá a emissão de guias digitais para pagamento.
A plataforma tem como objetivo simplificar o cumprimento das obrigações do fundo do trabalhador. De acordo com o governo, a atualização, promove integração mais seguras entre os sistemas do eSocial e FGTS Digital, evitando divergências de informações dentro do processo.
No FGTS Digital, o usuário poderá, além de emitir guias de pagamento personalizadas, ver extratos de pagamentos, verificar débitos em aberto e pagar multas indenizatórias. Outra novidade é que a plataforma terá como ferramenta de pagamento via PIX.
Assim, a plataforma, ficará responsável por todo o recolhimento de FGTS mensal e rescisórios. O FGTS Digital é uma parceria do Ministério da Fazenda, Ministério da Gestão e Inovação, Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS), Serpro e da Caixa Econômica Federal.