Festival de verão – Recomendações para evitar a embriaguez

 

No Festival Virada Salvador de 2017, 80% dos atendimentos realizados no módulo assistencial à saúde, foram causados por  à intoxicação por bebida alcoólica.

O coordenador de urgência do Município, Ivan Paiva, faz algumas recomendações para evitar a embriaguez:

As pessoas deve, evitar bebidas com alto teor alcoólico, a exemplo da vodca pura ou em drinks preparados, como a roska. Enquanto a cerveja apresenta um teor alcoólico de 5% a 9%, a vodca tem um teor alcoólico de 35% a 60%.

“A situação é preocupante por dois motivos: primeiro, porque é ilegal vender bebidas alcoólicas para menores de 18 anos; segundo, porque as pessoas com essa faixa etária têm uma tolerância menor ao álcool. Nós recebemos alguns, inclusive, em coma alcoólico”, conta o coordenador.

Outra recomendação de Ivan Paiva é não aceitar bebidas de estranhos e preparadas artesanalmente. “Pode conter alguma substância que provoque reações indesejadas”, pontua. Além disso, é importante se hidratar, intercalar o álcool com água, se alimentar bem e evitar fazer misturas, tanto de bebidas variadas, como entre bebidas e substâncias ilícitas.

Serão mais de 100 profissionais envolvidos no festival. As equipes serão compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além dos demais profissionais que atuarão no fluxo administrativo do módulo.

Fonte: Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salvador (SECOM)

JR

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.