Portal Saúde no Ar

 

Festa, devoção e saúde

Salvador dia 14 de janeiro se veste de branco para participar da Lavagem do Bonfim, mas além de se vestir de branco, todos devem estar atentos aos cuidados que precisam ser tomados para seguir o trajeto que vai do bairro do Comércio até a Colina Sagrada, no bairro do Bonfim.

De acordo com o coordenador de urgências e emergências de Salvador, Ivan Paiva, medidas precisam ser adotadas para que se evitem casos de desidratação e desgaste físico devido à falta de costume em percorrer longas caminhadas.

“A orientação é que as pessoas bebam água e se hidratem bastante, passem protetor solar e se alimentem bem, pois a caminhada é muito longa. Muitas ao se exporem ao sol no horário das 10h ao meio acabam chegando desidratadas e até com crises de hipoglicemia”, relata o coordenador.

Ele alerta também para o cuidado no consumo de álcool e afirma que as pessoas que fazem uso de medicamentos mantenham o tratamento, para não prejudicarem a saúde.

“Hidratação e utilização de protetor solar são fundamentais, mas quem faz uso de medicamentos, é preciso também manter as medicações de uso regular e não consumir bebida alcóolica, e os condutores de carro e moto principalmente”, reforça Ivan Paiva.

lavagem bonfim

Um esquema foi montado para atender aos fieis com segurança e agilidade, garantindo que a festa não tenha nenhuma ocorrência. Para quem gosta de andar até o final, estarão disponíveis ambulâncias e postos do Samu ao longo do circuito, caso algum devoto precise de atendimento de urgência e emergência.

“Teremos uma ambulância na formação do cortejo próximo a Igreja da Conceição da Praia, perto do cortejo das idosas. Uma ambulância avançada irá acompanhar o trajeto até a Colina, onde estará disponível um posto com três médicos, uma equipe de enfermagem e ambulâncias no local”, diz.

As Upas de Roma e do Vale dos Barris estarão funcionando normalmente, sendo reforçadas com as várias bases do Samu que se encontrarão no entorno da festa. Os serviços de transporte, segurança e limpeza também ganharão reforço. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que vai disponibilizar frota de dias úteis de todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Salvador, com cerca de 2.700 veículos circulando na cidade.

Serão disponibilizados 18 ônibus extras da frota reguladora para auxílio no retorno após o fim da festa. Os veículos estarão disponíveis das 16h às 23h, a partir do Largo do Papagaio. Além disso, as 19 linhas que atendem à região da festa vão prolongar o horário final de atendimento das 19h para as 23h.

Todo o tráfego na região do Bonfim será interditado no dia da festa a partir das 6h, e as linhas que operam no local sofrerão mudanças de itinerário. Dentre os locais por onde passarão as linhas estão o Largo do Tanque, Barros Reis, Sete Portas, Vale de Nazaré, Vale do Canela, Politeama, Joana Angélica e Campo Grande, voltando ao normal ao fim dos festejos.

Quanto à segurança, foram convocados mais de 1.500 policiais, entre civis, militares e bombeiros, escalados para realizar a segurança da festa. O esquema especial da Polícia Militar terá início às 6 horas, com o acompanhamento da Corrida Sagrada.

O policiamento será reforçado com policiais do Esquadrão de Motociclistas Águia, das companhias independentes do Comando Baía de Todos os Santos, das operações Apolo e Gêmeos e da Companhia Independente de Policiamento e Tático (CIPT).

Ao todo, serão 200 patrulhas, 20 postos elevados de observação e quatro bases comunitárias móveis de segurança, além de patrulhamento nas estações de transbordo e de metrô, corredores de tráfego, pontos de ônibus e nas vias de acesso à Lavagem do Bonfim.

Três postos da Polícia Civil serão instalados na Conceição da Praia e no Bonfim. Um carro presídio também estará à disposição para transportar as pessoas detidas na festa, que serão encaminhadas ao Complexo Policial dos Barris.

A limpeza ficará por conta dos 372 sanitários químicos que estarão distribuídos em pontos estratégicos entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada, segundo informações da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb). De acordo com a empresa, serão utilizados 16 compactadores, 22 caminhões, dois ônibus, cinco caminhões pipa e duas carretas pipa para a limpeza das ruas.

A ação contará com aproximadamente 600 profissionais, entre agentes de varrição, coleta, lavagem e motoristas. O esquema será mantido proporcionalmente até segunda-feira (18), quando acontece a Segunda-Feira Gorda da Ribeira, também na Cidade Baixa.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.