SAÚDE NO AR

Feminicídios na Bahia caíram aproximadamente 18% em 2021

Com dados coletas através dos Boletins de Ocorrências (BO) registrados pela Polícia Civil; 457 mulheres foram vítimas de feminicídios na Bahia, de 2017 a 2021. Ou seja, uma mulher foi morta por questões de gênero a cada 4 dias na Bahia.

Contudo, apesar desse fenômeno crescente a uma taxa média anual de 4,7%, houve redução do número de vítimas no último ano. Em 2020 houveram 113 vítimas e já em 2021, o número chegou a 93 mulheres vítimas de feminicídio na Bahia; representando uma redução de aproximadamente 18%.

Dessa forma,  1,2 mulheres foram vítimas de femincídios a cada 100 mil baianas em 2021. Os dados divulgados nesta quarta-feira (1/06) são da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) em parceria com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

 

A divulgação segue em dois formatos: um Dashboard com um compêndio de dados e uma análise pormenorizada que é apresentada em um Texto para Discussão. Os dados tem o objetivo de apresentar para a sociedade as especificidades a respeito desse tipo de crime na Bahia.

De acordo com os dados, esse é um tipo de crime que apresenta um padrão de ocorrência: mulheres negras, em idade adulta assassinadas pelo parceiro íntimo dentro do domicílio por meio de uma arma branca.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.