Feira terá Censo de Autismo

O Governo Municipal de Feira de Santana vai realizar um censo para identificar o número de pessoas portadoras do transtorno de espectro autista na cidade. A iniciativa foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na tarde desta segunda-feira (28), na Paço Municipal Maria Quitéria, e será realizada através de órgãos municipais, no período de 5 a 9 de dezembro.

Ao anunciar o censo, o prefeito José Ronaldo explicou que a iniciativa é necessária para que o Governo Municipal possa conhecer a dimensão da situação, já que não existem dados oficiais referentes ao autismo nesta cidade. E a partir daí, pretende adotar ações visando atender este contingente de pessoas autistas.

Notícias relacionadas

Bahia terá centro especializado em autismo

Novo centro para o autismo

A iniciativa atende reivindicação da Família Azul, formada por grupo de mães de autistas e voluntárias que defendem a estruturação de atendimento público especializado na cidade. E em outubro deste ano, o grupo entregou ao prefeito José Ronaldo um projeto visando a estruturação de um equipamento público para tratamento especializado de pacientes.

As ações promovidas pelo Governo Municipal visando a estruturação do atendimento aos autistas estão sendo articuladas através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Educação e de Prevenção à Violência, cujos titulares tiveram presentes durante o lançamento do censo, ao lado de vereadores governistas.

Mãe de um autista de 9 anos, Cíntia Souza coordena o Família Azul e ressalta a importância da cidade dispor de um local adequado com toda a estrutura necessária para atender os autistas. A vice-coordenadora da Família Azul, Indira Santana, ressaltou que a mobilização vem ocorrendo na cidade desde abril deste ano. Desde então já foram realizadas caminhada, ciclo de palestras e também mobilização da sociedade através de redes sociais.

Veja vídeo sobre o Autismo 

 

 

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.