Portal Saúde no Ar

 

Feira de Soluções para Saúde

“A Bahia quer se destacar, se firmar como um estado de produção científica, tecnológica e de conhecimento na área da saúde, e tem mostrado potencial para isso. Portanto, é muito importante para o estado sediar eventos como este. Estamos apoiando a feira e vamos continuar incentivando”, afirmou o governador Rui Costa, nesta terça-feira (8), durante abertura da 1ª Feira de Soluções para a Saúde – Zika e Síndromes Congênitas – e Seminário Internacional ZiKa, promovido pela Unicef, em Salvador.

Até quinta-feira (10), serão apresentados produtos, serviços e ações voltados para o combate, prevenção, diagnóstico e tratamento da Zika, Dengue e Chikungunya. Este é o primeiro evento do gênero no País. A Bahia foi escolhida para ser sede do evento por concentrar experiências exitosas sobre o tema, a exemplo dos testes rápidos para diagnóstico das três doenças, que são produzidos e distribuídos pelo laboratório público do Estado, a Bahiafarma, para todo o Brasil, permitindo assim, o diagnóstico em até 20 minutos.

Durante os três dias do evento, uma rica programação apresentará soluções de caráter social, industrial e de serviços que podem, em muitos casos, ser replicadas por diversas pessoas e instituições em todo o Brasil e até no exterior. Dentre essas iniciativas, serão apresentadas as experiências do Centro Estadual de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), principal centro de reabilitação do estado para reabilitação de crianças com microcefalia, atendendo 90 pacientes. Em paralelo, a ONG Abraço a Microcefalia apresenta a experiência de reunir mães que têm filhos com microcefalia.

Feira científica 2Ações de comunicação que utilizam influenciadores digitais e humor como elementos de engajamento do público nas redes sociais, estimulando desse modo o compartilhamento de mensagens sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti também terão destaque. Além disso, haverá exibição de vídeos 360°, como na demonstração do ciclo de vida do mosquito com o auxílio de microscópios, e vídeos educativos, em uma estrutura de minicinema.

Na ocasião, o governador comentou sobre futuros investimentos e parcerias internacionais na área da saúde. “No final do mês, vou assinar, em Kiev, na Ucrânia, documento para a vinda de uma fábrica de insulina para a Bahia. Isso tudo faz parte de uma estratégia para ampliar a produção, a pesquisa e o conhecimento de fármacos e medicamentos no estado, agregando valor a nossa economia, e, consequentemente, impulsionando a geração de emprego e renda para a população”, destacou Rui.

 

Fonte: Secom GOVBA

Fotos: Carol Garcia/GOVBA

Redação Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.