Feira Agroecológica da UFBA

A Feira Agroecológica da UFBA, que acontece nas manhãs de toda sexta feira na Praça das Artes no Campus de Ondina, desde o dia 26 de fevereiro de 2016, surgiu por três razões.

A primeira delas está relacionada com a finalidade de uma universidade pública, que é o seu compromisso com o ensino e a formação de profissionais qualificados; com a pesquisa, onde pesquisadores produzem novos conhecimentos; e o compromisso com a extensão, que se dá quando a universidade desenvolve atividades e programas diretamente em benefício da população em geral, da sociedade. O projeto da Feira reúne o ensino, uma vez que nasceu como uma disciplina didática, reúne a pesquisa, uma vez que estamos em campo junto com o agricultor, avaliando as práticas agrícolas e a extensão propriamente que é o grande encontro semanal onde agricultores, produtores, estudantes, professores, público em geral trocam saberes e adquirem sabores na compra de produtos limpos e com enorme valor alimentar.

A segunda razão do surgimento da feira agroecológica da UFBA foi a aptidão e experiência da sua coordenação. Eu sou Bióloga, docente do Instituto de Biologia desde 1994, com experiência acumulada na docência de disciplinas a exemplo de Fundamentos de Agroecologia, Hortas Urbanas, poluição ambiental, fisiologia vegetal; implantei e coordenei uma usina de produção de adubo orgânico, chamado composto dentro do Campus de Ondina; coordenei o laboratório de análise de tecido vegetal e de solos e também coordenei projetos de agricultura familiar. O Colega Prof. Eduardo Guimaraes, da UNEB é antropólogo e agricultor no sul da Bahia onde desenvolve projetos de valorização dos quilombolas. A Socióloga Arlene Andrade Guimarães militante da agroecologia é agricultora desde seu nascimento e fiel defensora da alimentação saudável. O colega Diogo Rego, hoje docente na Universidade Federal do Maranhão, trouxe seu conhecimento sobre comércio justo e solidário acumulado na frente da Rede Moinho.

A terceira razão para o surgimento da feira, hoje no seu segundo ano de idade e coroada de sucesso, foi atender demanda crescente da população em geral por uma alimentação saudável livre de contaminantes, a exemplo de hortaliças, verduras, frutas, ovos, mel, chocolate, geleias, pães, bolos, etc, que são comercializados semanalmente.

A Feira também é um espaço para o desenvolvimento de atividades educativas, socioculturais e ambientais. Faz parte da programação semanal da feira a prática da yoga, a oficina de alimentos vivos e sucos verdes, o Bate Papo Agroecológico, tratando de temas diversos relacionados a Agroecologia. Também temos o momento cultural com música ao vivo.

Como escreve o Prof. Eduardo, na feira as pessoas se sentem reconhecidas e se cumprimentam pelo nome. De todas as características, essa talvez seja a mais importante. Perceber que as pessoas sabem o nome das outras pessoas que participam da feira é uma evidencia importante de que naquele espaço existe uma comunidade. E uma comunidade singular de aprendizes que envolvem, inclusive, muitas crianças que, levadas pelos pais, começam a aprender carinhosamente noções de agroecologia e de economia solidaria e de alimentação saudável. Venha para a Feira você também!

Durante o mês de Janeiro/2018, Dra Josanidia Santanais, assina a Coluna Saúde ambiental, e os conteúdos do “Quadro Saúde e  meio ambiente”, veiculado às quartas-feiras no Programa Saúde no ar, pela Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, através da parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, meio ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração do Grupo Gernen, e da  aluna bolsista do projeto Permanecer, Thuane Policarpo. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71-996813998.

Toda contribuição será bem vinda!.

 Sobre a autora:

Prof Dra Josanidia Santana Lima: Bióloga,  docente do Instituto de Biologia da UFBA.

Idealizadora e coordenadora da Feira Agroecológica da UFBA. Ouça o comentário:

Fotos: Internet

Fonte: Dra Josanidia Santana

Redação final: Saúde no ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Patricia Tosta

Recent Posts

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

7 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

8 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

8 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

8 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

9 horas ago

Número de motoristas com problemas de visão aumenta 80% no Brasil

Dados de 2014 da Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, órgão máximo executivo do Sistema Nacional…

21 horas ago