Ícone do site

Febre maculosa

A Febre Maculosa, também chamada de Febre do Carrapato, é uma doença febril aguda, transmitida pelo carrapato infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii. 

As capivaras são o maior reservatório natural desses carrapatos, mas também podem ser encontrados em animais de grande porte como bois e cavalos, e em alguns animais domésticos como por exemplo, os cães, as aves e roedores.

Sua maior incidência se verifica durante a primavera e o verão. Para haver transmissão da doença, o carrapato infectado precisa ficar, pelo menos, quatro horas fixado na pele das pessoas. Os mais jovens e de menor tamanho, são os mais perigosos, pois são mais difíceis de serem vistos. Não existe transmissão da doença de uma pessoa para outra.

Os primeiros sintomas da febre maculosa aparecem de 2 a 14 dias após a picada do carrapato, no entanto fiquem atentos, pois na grande maioria dos casos, no sétimo dia, os sintomas tendem a se manifestar. Os sinais e sintomas iniciais mais comuns são febre alta, calafrio, dores de cabeça, dores musculares, náuseas, vômitos e falta de apetite.

O assunto foi tema do Quadro “Alerta Bactéria” desta quarta-feira (27/09), no Programa Saúde no Ar.

Ouça o comentário completo da enfermeira sanitarista do núcleo de vigilância epidemiológica do Hospital do Subúrbio, Edleide Xavier, no áudio abaixo:

https://www.portalsaudenoar.com.br/wp-content/uploads/2017/09/FEBRE-MACULOSA-EDLEIDE-XAVIER.mp3?_=1

Fonte: Edleide Xavier (enfermeira sanitarista)

Foto: Google

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile