Categories: Notícias

Febre amarela chega a Bahia; população deve ser vacinada

Texto: Linda Gomes

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (23) que a Bahia já registrou 7 casos de febre amarela. De acordo com a pasta, um já foi confirmado, cinco permanecem em investigação e um foi descartado. Os casos teriam ocorrido em três municípios. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou ao Portal Saúde no Ar, que desconhece os dados divulgados pelo ministério e divulgou novos números: 3 casos suspeitos em investigação. Os registros foram feitos na cidade de Teixeira de Freitas, sudoeste do estado.

Para reforçar e debater estratégias para controle da febre amarela e para imunização de toda a população dos 67 municípios que estão em zona de risco será feita uma reunião com prefeitos e secretários municipais de saúde. O encontro acontecerá nesta terça-feira, a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Infraestrutura, no Centro Administrativo, em Salvador.

No Brasil, desde 1942, não ocorria transmissão da febre amarela em cidades, mas a possibilidade da transmissão em áreas urbanas reapareceu desde a reintrodução do Aëdes aegypti no país. Os casos suspeitos e confirmados de pessoas com o vírus até a ultima sexta-feira (20), foi de 272, em Minas Gerais, sendo 47 confirmados e 25 óbitos.

Sintomas-  Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A boa notícia é que a maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Prevenção- A Organização Mundial da Saúde considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina Febre Amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.

É importante informar que a vacina contra a febre amarela está sendo ofertada em todos os postos de saúde da Bahia gratuitamente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Linda Gomes

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

1 hora ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

10 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago