Fé interfere no funcionamento do cérebro e regular estado de ânimo

Durante entrevista o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre a importância de crenças religiosas para a mente e a saúde. De acordo com ele, a fé atua de forma específica no cérebro independentemente de credo; “silenciando” algumas áreas e ativando outras.

Além disso, segundo o especialista, no momento de oração, o lobo parietal – a área relacionada à percepção do meio ambiente e da própria pessoa – acaba sendo inativada; enquanto o lobo frontal, que trata da concentração e do foco, e o giro do cíngulo e tálamo, relacionados ao gerenciamento das emoções, tem acionamento.

Assim, segundo ele, “o cérebro da pessoa funciona de uma forma diferente. Com isso, ela consegue suportar muito mais as coisas diferentes e adversidades da vida e também consegue desenvolver um olhar com mais esperança para o futuro”, ressaltou.

Do mesmo modo, o especialista indaga que “Provavelmente circuitos relacionados com neurotransmissores que provocam o bem-estar são liberados. Sabemos disso porque durante um processo de recuperação, pessoas que têm fé; famílias e indivíduos que trabalham com uma linha que esse trânsito de informação aconteça, têm uma evolução muitas vezes mais satisfatória. Não podemos deixar de considerar que existe uma influência positiva da fé no cérebro”, disse em entrevista a CNN Brasil na ultima quinta-feira (09).

 

Fonte: CNN

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.