A ação de faxina contra o Aedes Aegypti – mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus – dará continuidade em outras localidades da capital baiana a partir dessa sexta-feira (31). Dessa vez, os faxinaços chegam aos bairros Sussuarana, Calabetão, Tancredo Neves, Estrada das Barreiras, Pernambués, São Gonçalo, Pero Vaz e Caixa D’água. A iniciativa é da Prefeitura de Salvador em pareceria com a Secretaria Municipal da Saúde do município.
A operação do mutirão de limpeza nesses oitos bairros vai até o dia 3 de agosto e conta com profissionais da Secretaria Municipal da Saúde e da Limpurb. A ação de limpeza acontece das 9h das 15h. Cerca de 150 toneladas de lixo foram retiradas na primeira semana de mobilização, além da visita aproximadamente 2 mil imóveis.
Na ocasião, os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses também intensificarão as visitas nas residência e a vistoria de depósitos elevados como caixas d’água e calhas para identificação e eliminação de larvas dos mosquitos transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya. Distribuição de materiais educativos com o intuito de sensibilizar a população sobre as medidas de combate aos vetores, também serão disponibilizados pelos agentes.
A colaboração dos moradores também é fundamental durante o mutirão de limpeza, que devem ficar atentos aos descartes de entulhos e materiais inservíveis – colocados em frentes as suas casas para recolhimento.
Fonte: SMS – SSA
L.O.