Faxinaço contra Aedes em Itabuna

A equipe do faxinaço da Secretaria Municipal de Saúde, em Itabuna, visita o bairro de Santo Antônio nesta quarta-feira, 9, para promover ações em combate ao Aedes Aegypti . Servidores de secretarias, órgãos municipais e voluntários percorrerão as ruas do bairro para orientar as famílias sobre os cuidados que devem ser tomados.

No mutirão, os participantes irão recolher lixo em terrenos baldios e quintais e alertar moradores sobre o perigo que representa criadouros e o mosquito adulto, que continua fazendo vítimas. Orientações como evitar água parada em vasilhames, garrafas e embalagens plásticas dentro e fora de casa estão sendo dadas.

Em paralelo ao faxinaço, os agentes de endemias e comunitários de Saúde continuam com a borrifação costal de inseticida de casa em casa no centro em vários bairros, simultaneamente, além da vegetação do Rio Cachoeira. O trabalho acontece em todos os dias, inclusive nos fins de semana como no Conceição, onde há projeto piloto de ação focal e multifocal.

A ação conta com a participação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e integra a campanha de enfrentamento ao mosquito, que começou quando o município entrou em estado de emergência em novembro de 2015, devido ao aumento de casos de zika vírus, chikungunya e dengue.

O faxinaço desta quarta-feira será o terceiro a ser realizado pela Secretaria, com o apoio do Governo do Estado e empresas locais e segue o cronograma da Prefeitura de Itabuna de priorizar as áreas com maior incidência de infestação predial e de notificações das viroses provocadas pelo mosquito. A ação já foi desenvolvida no São Caetano e no Pedro Jerônimo e deverá seguir nos demais bairros.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.