Banco de leites do Hospital da Mulher tem queda no verão

Texto: Redação

A captação do Banco de Leite do Complexo Materno-Infantil do Hospital da Mulher de Feira de Santana,  é visto como a única solução para evitar o desabastecimento da unidade. De acordo com a Secretária de Saúde do município neste periodo do ano, quando muitas mães doadoras estão veraneando, o estoque cai em torno de 70% e pode se esgotar em até duas semanas.

Para se ter ideia da situação crítica pela qual passa o Banco de Leite do hospital, dos cerca de 1.500 a 2.000 ml captados diariamente, nas residências das mães doadoras, existem dias em que o volume gira em torno de apenas 150ml.

A coordenadora do Banco de Leite, Camilla da Cruz Martins, explica o motivo da queda no abastecimento de leite. Observou que o período crítico se deve ao fato de estar entre três grandes festas, o Natal, Réveillon e o Carnaval, quando muitas doadoras estão viajando. Possuí atualmente cerca de 60 mães cadastradas, mas boa parte está veraneando.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, ressalta a qualidade do serviço ofertado pela unidade hospitalar da rede municipal, reconhecida nacionalmente. Ressaltou que o hospital oferece uma estrutura que resultou no reconhecimento com o título de Amigo da Criança, conferido pela Unicef, além do Banco de Leite atingir o Padrão Ouro, conferido pelo Ministério da Saúde e pela Fiocruz.

Para reverter a situação, a estratégia da unidade de saúde é solicitar que mulheres com excesso na produção de leite façam doações das 7 às 19hs, de segunda a sexta-feira, ou aos sábados, das 7 às 13hs. Além de poderem fazer a doação no hospital, também têm como opção o serviço móvel que vai na casa das próprias doadoras.

Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (75) 3602-7156 e 3602-7181.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.