Falar idiomas beneficia vítimas de AVC

 

Pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC) agora tem um aliado útil e agradável para a sua recuperação. Estudos revelam que falar mais de um idioma beneficia o cérebro na recuperação de vítimas de AVC.

Realizado na Universidade de Edimburgo, na Escócia, o estudo aponta que falar mais de uma língua contribui para uma melhor recuperação dos pacientes, pois sugere que o desafio mental de falar vários idiomas pode aumentar a reserva cognitiva.

Com isso, o cérebro desenvolve uma maior habilidade em lidar com influências prejudiciais, como AVC ou demência. Quando pessoas bilíngues necessitam se comunicar com uma das línguas, isso a capacita a ativá-la frequentemente, oferecendo um treinamento cerebral constante.

Mais de 600 vítimas de AVC passaram pela pesquisa segundo a BBC Brasil, apontando que 40,5% dos bilíngues ficaram sem sequelas mentais. Foram considerados pontos como idade dos pacientes, fumantes ou não, se tinham pressão alta e se eram diabéticos. O projeto foi financiado pelo Conselho Indiano de Pesquisa Médica e o resultado foi divulgado na revista científica American Heart Association.

Da Redação Saúde no Ar*

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.