Anúncios fraudulentos veiculados em redes sociais usam indevidamente a imagem de ministros do Supremo
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro descobriram que imagens de ministros do STF – Supremo Tribunal Federal e do próprio Supremo têm sido usadas criminosamente em anúncios fraudulentos, veiculados em redes sociais.
A imagem do ministro do STF – Supremo Tribunal Federal Flávio Dino, por exemplo, foi usada indevidamente em um anúncio para supostamente vender um componente para computadores. É um anúncio fraudulento.
Pesquisadores do Netab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, identificaram 981 anúncios irregulares envolvendo ministros do Supremo Tribunal Federal e o próprio STF publicados nas redes sociais da empresa Meta – que controla o Facebook, o Instagram e o Threads.
O levantamento foi feito entre setembro de 2023 e fevereiro de 2024:
810 anúncios eram fraudes – ou seja, 82,5%;
103 eram ataques aos ministros do STF, ao Supremo e ao Ministério da Justiça;
e 68 anúncios de empresas que exploram a imagem dos ministros para vender produtos e serviços.