Ícone do site

#FAKE – Beneficiários do Bolsa Família não são proibidos de trabalhar

O empresário e influenciador digital Pablo Marçal, candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PRTB, afirmou em entrevista que os beneficiários do programa Bolsa Família são proibidos de trabalhar. É #FAKE.

As alegações do candidato do PRTB não são verdadeiras. Na lei n° 14.601 de 19 de junho de 2023, responsável por recriar o Bolsa Família, não há nenhuma menção sobre beneficiários serem proibidos de trabalhar.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou ao Fato ou Fake que “o Programa Bolsa Família conta com a Regra de Proteção, que garante às pessoas assinarem a carteira de trabalho e continuar a receber o benefício”. O mesmo vale para Microempreendedor Individual (MEI). A pasta ainda lamentou que o programa seja alvo de preconceitos e campanhas de desinformação.

Confira os critérios de elegibilidade para o Bolsa Família:

renda mensal familiar de até R$ 218 por pessoa (situação de pobreza);
inscrever-se no Cadastro Único (CadÚnico) e aguardar a análise de enquadramento do programa; (Confira como se cadastrar)
mesmo se a pessoa tiver carteira assinada, for Microempreendedor Individual (MEI) ou outras fontes de renda, ainda pode se qualificar para o Bolsa Família.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile