Ícone do site

FACEB comemora 21 anos do Projeto Empreender 21 anos na Bahia

O Projeto Empreender na Bahia completa neste mês de outubro 21 anos. Promovido através da parceria da FACEB com o SEBRAE; a iniciativa visa apoiar o desenvolvimento e fortalecimento das micro e pequenas empresas (MPE`s).

Assim, para evitar o isolamento das empresas e favorecer a troca de experiências entre o grupo e o desenvolvimento organizacional da Associação Comercial Empresarial (ACE); a FACEB lançou há 21 anos o Projeto Empreender na Bahia. Que através da Associação Comercial e Empresarial de cada município, reúne em Grupos Setoriais; bem como empresas do mesmo segmento com a proposta de discutir os principais problemas em comum entre as empresas; com objetivo de gerar soluções para que ambas possam obter crescimento.

Além disso o Empreender facilita a relação empresário x fornecedor, melhora a qualidade da empresa; incentiva o treinamento entre os colaboradores, gera mais empregos e aumenta a renda das micro e pequenas empresas.

Dessa forma, através das ACEs e do SEBRAE, esses grupos têm assessoria técnica, consultoria, palestras, formação profissional e todo tipo de orientação. Ao longo desses anos o projeto já atendeu cerca de 9 mil empresas e tem a expectativa de atender ainda mais até o final deste ano, sendo elas dos mais distintos núcleos setoriais.

De acordo com o presidente da FACEB, Clóves Cedraz, a decisão final de realizar o projeto no estado se deu ao fato do direcionamento do projeto ser para empresas de pequeno porte. “Quando nós da FACEB e mais algumas instituições comerciais fomos a Santa Catarina e tivemos a oportunidade ver como funcionava o projeto; o que mais me incentivou a trazê-lo para a Bahia foi o fato deles escolherem grupos e pequenas empresas para apoiar”, afirmou.

Numa segunda fase, ainda com o mesmo recurso recebido pela HWK, foi ampliado de 10 para 14 municípios, além da renovação do projeto em função do desempenho e resultados apresentados.

“Nestes 21 anos o Empreender demonstra que os desafios das MPE`s se renovam, que a sua metodologia, embora simples, continua atual e por fim, as empresas têm nas associações comercias o ambiente favorável para o seu desenvolvimento, bem como de todo o segmento. ”, declara Adriano Câmera Figueira.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile