De janeiro a agosto deste ano, 238 bebês nasceram prematuros no HGCA. Em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, comemorado na terça-feira (17.11), a equipe Multidisciplinar da Neonatologia do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, inaugurou nesta quarta-feira (18.11) uma exposição fotográfica sobre os pequenos apressados, no corredor principal da unidade.
O ensaio foi feito pela terapeuta ocupacional e fotógrafa Marílvia Claudino, com bebês que nasceram prematuros no HGCA ao longo de 2015. Todas as fotografias foram realizadas com autorização das mães inseridas no projeto Canguru. “A exposição foi a forma que encontramos para chamar a atenção da nossa comunidade para o Novembro Roxo e a importância da prevenção da prematuridade”, disse Marílvia.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), os nascimentos prematuros são responsáveis por quase metade das mortes de recém-nascidos no mundo. No Brasil, 11,7% do total de nascimentos acontecem antes de 37 semanas de gestação.
De acordo com Alexandre Dumas, coordenador do Centro Obstétrico e diretor médico do HGCA, uma das formas de prevenir a prematuridade é fazer de forma eficaz o acompanhamento pré-natal. “É no pré-natal que o médico vai identificar os fatores de risco para a prematuridade, e dessa forma planejar o parto de forma que esse recém-nascido corra o menor risco possível”, afirmou.
Portal Saúde no Ar
A.V.