Portal Saúde no Ar

 

Exercícios e alimentação podem ajudar na recuperação pós-covid

As dificuldades e preocupações com a pandemia não somem após a recuperação da da covid-19; já que pacientes que receberam alta da podem apresentar sintomas após longos períodos, o que exige cuidados para uma reabilitação completa. De acordo com a Médica Beatriz Lassance, “É muito comum fadiga crônica, falta de olfato, dor de cabeça, queda de cabelos, entre outros sintomas”.

Além dissom, a medica ressalta que pesquisa realizada emWuhan (China), com avaliação de 733 pacientes após seis meses da infecção: 76% deles ainda apresentavam algum sintoma. Desses, 63% tinham cansaço, 26% dificuldade para dormir; bem como 23% ansiedade/depressão e cerca de 10% contavam perda de olfato.

Exercício físico

Após a alta hospitalar e recuperação da doença, é necessário a realização de exames para verificar possíveis sequelas, mesmo nos casos moderados. Contudo, a procura por um profissional de educação física deve acontecer para prescrição do programa de exercícios individualizados. Por outro lado, durante a prática dos exercícios, as precauções gerais recomendadas pelas organizações de saúde devem seguir como o distanciamento social, o uso de máscara e o monitoramento da temperatura.

Nutrição

Para as pessoas que tiveram a forma grave da doença, a recuperação da massa muscular perdida está entre as prioridades. Deve-se aumentar a ingestão de proteínas, que precisam ser calculadas de acordo é importante consumir alimentos ricos em polifenois, como as frutas vermelhas; bem como os enriquecidos com probióticos, como iogurtes.

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Covid-19: Variante brasileira acelera intubações de jovens

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.