Em uma ação do “Julho Amarelo”, mês alusivo ao combate às hepatites virais, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos, conhecido como Hospital das Clínicas, no Canela, realiza nesta sexta-feira (28), das 8h às 12h, testes rápidos para a detecção dos tipos B e C.
Além do exame, palestras e distribuição de material educativo pretendem conscientizar a população sobre os riscos da enfermidade que atinge o fígado e se desenvolve de forma silenciosa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais matam aproximadamente 1,4 milhão de pessoas por ano. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maior a probabilidade de cura.
Segundo o hepatologista e chefe da Unidade do Sistema Digestivo do Hupes, André Lyra, “a doença representa um importante problema de saúde pública. A hepatite crônica C, por exemplo, tem uma prevalência significativa no Brasil e no Mundo. Cerca de 2 milhões de brasileiros são infectados cronicamente por ela; destes aproximadamente 10 a 20% irão evoluir para uma cirrose hepática ao longo de 20 anos. Portanto a hepatite C, e as hepatites, em geral, são doenças que merecem uma atenção especial”.