Portal Saúde no Ar

 

Evitar o estresse é possível segundo especialista

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse já afeta 90% da população e, por isso, é considerado uma epidemia global. Contudo, para o médico clínico Fábio Gabas, especialista em medicina integrativa, não adianta tentar diminuir os estímulos externos para se livrar do estresse. “Largar tudo e ir morar na praia não é algo real para a maioria das pessoas”, comenta. O que é preciso, segundo ele, é aumentar o limiar de adaptação e, assim, fazer do estresse um aliado. “Quanto maior o equilíbrio interior, mais protegida a pessoa estará.”

“As pessoas estão sempre tentando justificar seu mal-estar – ou é porque o ano está no fim, ou é porque está começando”, comenta o médico clínico Fábio Gabas. “Todo estímulo do dia a dia é um estresse para o corpo. O que determina se ele será positivo ou negativo é o limiar de adaptação de cada um.”

-Para alguém que está com bom condicionamento físico- explica- uma corrida de dez quilômetros é algo que faz bem. Para um maratonista profissional, não traz benefício algum. E para um idoso infartado, é algo que pode levar à morte”, explica Gabas, que é sócio da Heartmetrix, empresa de gerenciamento de estresse, e promove palestras em empresas.

Na opinião dele, existem três pilares que precisam ser trabalhados: a fisiologia (cuidar da saúde, atacando o sedentarismo e eventuais desequilíbrios nutricionais e hormonais); as crenças (a forma de enxergar o mundo, que segundo ele pode ser trabalhada com técnicas que estimulam emoções positivas); e, por último, a coerência cardíaca (técnica que ajuda a gerenciar o estresse).
Para compreender o que é coerência cardíaca, é preciso mencionar o sistema nervoso autônomo – aquele responsável por funções como os batimentos cardíacos, a digestão, a temperatura e a produção de hormônios. É por ele que o nosso corpo se ajusta ao ambiente e, portanto, tem tudo a ver com o estresse.

Com determinados equipamentos, especialistas conseguem avaliar a variabilidade da frequência cardíaca, ou seja, a variação de tempo entre uma batida e outra do coração – um indicador importante sobre como o corpo tem reagido aos estímulos externos. E, a partir de exercícios de respiração e mentalizações, explica Gabas, é possível colocar nosso coração em um “padrão coerente”, ou seja, equilibrado, o que acaba modificando também nosso padrão emocional.

Gabas explica que o exercício de coerência cardíaca ajuda a aumentar a resiliência, ou seja, a capacidade de recuperar o equilíbrio diante de uma situação estressante. Ele pode ser feito a qualquer hora do dia, em um local tranquilo. Segundo o médico, é útil especialmente antes de uma reunião ou evento importante. Os benefícios, porém, só são sentidos com algum tempo de prática.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.