Europeus farão sanções econômicas aos países que praticam desmatamento

O Parlamento Europeu aprovou nesta terça-feira, pela primeira vez, uma resolução que estabelece que uma espécie de regime de sanções comerciais seja aplicado contra países que praticam desmatamento.

O texto lista commodities que devem ser proibidas de entrar na União Europeia caso estejam vinculadas à degradação ambiental.

Aprovada por 453 votos a 57, a resolução obriga que o abastecimento de carnes, soja, cacau, óleo de palma, milho, borracha,… papel e produtos derivados ocorra de uma forma que não desmate florestas. Para entrar em vigor, o pacote de sanções precisa ser aprovado por todos os membros dos 27 países do bloco….

A sinalização positiva no parlamento foi considerada um momento histórico e marca uma dura resposta à conduta pro-desmatamento do governo de Jair Bolsonaro…O Brasi é um dos países que mais desmata no mundo e é exportador de commodities.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe