EUA lançam capacete anti-estresse

A feira Consumer Electronics Show (CES) que aconteceu no início do ano em Las Vegas, nos Estados Unidos, ostenta o título de a maior feira de eletrônicos do mundo. Só para colocar a dimensão do evento em perspectiva: são mais de 3,5 mil empresas, que exibem produtos que ocupam um espaço equivalente a 35 campos de futebol e por onde passam, em uma semana, cerca de  150 mil visitantes vindos de dezenas de países. A maior parte das novidades se concentra nas categorias de produtos tradicionais, como TVs, smartphones, carros e eletrodomésticos conectados. Mas algumas empresas acabam se destacando por mostrar produtos mais curiosos, como o capacete anti-estresse.

O capacete, desenvolvido pela My Brain Tech, promete livrar qualquer um do estresse foi um sucesso na exposição e muita gente quis testá-lo. O MeloMind – nome do capacete- tem sensores que “leem” suas ondas cerebrais e detectam o seu nível de estresse. Com um combinado de música e estímulos eletromagnéticos, o capacete faz com que você relaxe completamente. Ao colocar o capacete, uma música bem incômoda toca. Depois que você respira fundo, se concentra e se acalma, a música vai melhorando, você se sente melhor e o estresse vai embora. É uma espécie de meditação hi tech. O preço não foi divulgado, mas a empresa prometeu que ele  chegaria ainda em 2015 ao mercado americano.

Ainda não se tem notícia de que isso tenha acontecido, mas não deixa de ser um boa ideia. Um levantamento da International Stress Managemente Association (Associação Internacional do Controle do Estresse aponta o Brasil como o segundo país do mundo com o maior nível de estresse do mundo. De cada dez trabalhadores, três pelos menos sofrem da chamada síndrome de Burn Out, esgotamento mental intenso causado por pressões no ambiente profissional.

Os mais atingidos são profissionais que lidam diretamente com o público, como médicos, professores, enfermeiros e pessoal do call center. A Síndrome do Burn Out, que em inglês significa queimar por completo, é o último nível de estresse. Ele se caracteriza por esgotamento mental intenso, principalmente por pressões no ambiente de trabalho.

Os principais sintomas físicos do Burn Out são dores de cabeça, distúrbio no sono, dores musculares, problemas gastrointestinais, consumo de álcool ou drogas, pressão arterial elevada e alterações na libido. Emocionalmente, a pessoa se sente esgotada, com falta de sensibilidade, sentimento de incapacidade, descompromisso, falta de emoções, depressão por desilusão e perda de ideais. (https:/www.ismabrasil.com.br)

Portal Saúde no AR

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.