Um dos problemas enfrentado pelos médicos no combate a diabete tipo 2 é a necessidade do paciente precisar ingerir vários medicamentos. Pessoas idosas quando precisam tomar muitos medicamentos,esquecem não ingerem na hora certa e abandonam o tratamento.
A doença é causada por diversas falhas bioquímicas no organismo, em geral um único remédio não é suficiente para manter os níveis satisfatórios de glicose.
Foi aprovada para chegar às farmácias dos Estados Unidos a primeira combinação de três medicamentos para o diabetes tipo 2 em apenas um comprimido.
Metformina XR: esse fármaco reduz a resistência à insulina, ou seja, melhora a ação do hormônio nas células do organismo. Com isso, mais glicose é aproveitada pelo corpo e não sobra na circulação;
Dapaglifozina: a substância faz com que o excesso de açúcar no sangue seja eliminado pela urina. Segundo os estudos, diminui a glicose, o peso e a pressão arterial;
Saxagliptina: é uma medicação que modula a produção de dois hormônios de função oposta, a insulina e o glucagon, de acordo com a carga de glicose no sangue.
A informação é do endocrinologista, Carlos Eduardo Barra, da faculdade de medicina de Riberão Preto, SP
Vamos torcer para que o medicamento possa ser comercializado no Brasil