EUA: Jovem morre após rara infecção por ameba “comedora de cérebro”

 O Distrito de Saúde do sul de Nevada anunciou a morte de um jovem de menos de 18 anos após infecção por uma rara ameba “comedora de cérebro”, que as autoridades acreditam que pode ter sido contraída em Lake Mead, nos Estados Unidos.

De acordo com as autoridades, o jovem pode ter encontrado o organismo, chamado Naegleria fowleri, na área de Kingman Wash do parque. Localizada no lado do lago no Arizona, perto de Hoover Dam, disse a Área Nacional de Recreação de Lake Mead em um comunicado.

Sem confirmar as informações a respeito do paciente, as autoridades não divulgaram o nome ou a idade exata da vítima, mas disseram que ele tinha menos de 18 anos.

A ameba microscópica é comumente encontrada em água doce quente, mas as infecções são raras. Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), apenas 31 infecções por Naegleria fowleri foram relatadas nos EUA entre 2012 e 2021. Embora as infecções sejam incomuns, elas são quase sempre fatais.

Além disso, informe do CDC ressalta que a infecção pode acontece quando a água que contém a ameba entra no nariz, geralmente ao nadar. Bem como, mergulhar ou colocar a cabeça debaixo d’água. Contudo, ela não pode causar infecção se ingerido e não é transmitida de pessoa para pessoa.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe