EUA: homem morre na Flórida por infecção rara por ameba “comedora de cérebro”

schedule
2023-03-07 | 17:00h
update
2023-03-07 | 14:11h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
EUA: homem morre na Flórida por infecção rara por ameba “comedora de cérebro”

Em Charlotte County, na Flórida, nos Estados Unidos, uma pessoa morreu após infecção por ameba rara “comedora de cérebro”, Naegleria fowleri.

De acordo com comunicado do Departamento de Saúde da Flórida no Condado de Charlotte,  a infecção possivelmente resultou de “práticas de lavagem sinusal utilizando água da torneira”.

Na última quinta-feira (2), o departamento confirmou que a pessoa infectada morreu e as autoridades continuam investigando o caso.

Assim, segundo o ecretário de imprensa do Departamento de Saúde, JAe Williams, “Uma investigação epidemiológica está sendo conduzida para entender as circunstâncias únicas desta infecção. Posso confirmar que a infecção, infelizmente, resultou em uma morte, e qualquer informação adicional sobre este caso é confidencial para proteger a privacidade do paciente”.

A infecção por Naegleria fowleri “só pode acontecer quando a água contaminada com amebas entra no corpo pelo nariz”. Dessa forma, o Departamento de Saúde local, alertou os residentes a usar apenas água destilada ou estéril ao fazer soluções de enxágue nasal.

A água da torneira não esterilizada não tem segurança para uso como enxaguante nasal, pois não é adequadamente filtrada ou tratada e, portanto, pode conter baixos níveis de microrganismos, como bactérias e protozoários, incluindo amebas, de acordo com o site da Food and Drug Administration (FDA).

A Naegleria fowleri é uma ameba, um organismo vivo unicelular, encontrada no solo e na água doce quente. Como lagos, rios e fontes termais nos Estados Unidos. Comumente chamada de “ameba comedora de cérebro”, pode causar infecções cerebrais, o que normalmente acontece quando a água contendo ameba sobe pelo nariz, como durante a natação.

De acordo com a FDA, entre os anos de 1962 a 2021, apenas quatro em cada 154 pessoas nos EUA sobreviveram a uma infecção pela ameba.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
10.08.2024 - 02:07:47
Uso de dados e cookies: