Boa parte da população brasileira usa óculos. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no Brasil mais de 35 milhões de pessoas sofrem algum problema de visão, isso significa que aproximadamente 19% da população. grande parte desses problemas poderiam ser evitados se as pessoas se atentassem mais a saúde dos olhos.
Visitar o oftalmologista assim que perceber alguma alteração na visão e se houver a necessidade de usar óculos respeite a orientação do médico e procure comprar em óticas, e nunca em comércio popular “camelô”, pois não se sabe a procedência das lentes vendidas o que pode agravar ainda mais os problemas relacionados à visão como a catarata e o glaucoma, e até a conjuntivite.
A Prevenção é a melhor forma de evitar doenças, principalmente para lutar contra o envelhecimento dos olhos e a cegueira na terceira idade.
A prática de exercícios físicos regularmente também faz bem para a visão. Não fumar, usar óculos escuros, mesmo em dias nublados, e manter uma alimentação saudável também contribuem e muito com a saúde dos olhos.
Entenda os principais problemas na visão:
Miopia
O olho é mais alongado do que o normal e, por isso, o foco se forma antes da retina. Resultado: quando o cristalino está relaxado e a luz chega lá, está tudo embaçado. Para ver bem, o míope precisa usar lentes de formato côncavo, divergentes.
Hipermetropia
O olho é mais curto e o foco se situa depois da retina. A imagem fica embaçada quando o objeto está próximo e o cristalino se contrai ao máximo. Para corrigir o problema, o hipermétrope precisa de lentes convexas, divergentes.
Astigmatismo
O astigmata tem a visão embaçada, para longe e para perto. Ele não pode distinguir dois pontos próximos, porque sua córnea tem o formato de uma bola de futebol americano: um eixo esférico e um pontudo. Lentes cilíndricas compensam a falha.
O assunto foi tema do Programa Saúde no ar,, desta quinta-feira (22.03). Patricia Tosta conversou com a Médica Oftalmologista do HHCL, Nayana Braga
Ouça a entevista na íntegra:
.
O programa Saúde no ar é veiculado pela Radio Excelsior da Bahia, am 840 e pela radio on line Saúde no ar .Participação pelo 71 33287666e 996813998.
Redação Saúde no Ar