Para potencializar os benefícios da corrida regular é preciso alguns cuidados básicos. Para as mulheres, um sutiã esportivo bem projetado protege contra dores nos seios induzidas por exercícios, o que pode ser uma barreira significativa para a prática de esportes. Até 72% das mulheres sentem dor nos seios durante a corrida.
Os dados, estão disponíveis no periódico Frontiers in Sports and Active Living. A pesquisa resultado de uma análise do efeito de um bom sutiã esportivo na biomecânica da corrida.
“A biomecânica referente ao melhor desempenho de corrida com maior suporte para os seios não está bem compreendida. Nosso estudo representa um de uma série de pesquisas sobre o tema do suporte da mama e da biomecânica do corpo inteiro”. Explicou Douglas Powell, pesquisador do Centro de Pesquisa em Biomecânica da Mama da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, em comunicado.
Os pesquisadores analisaram a influência do suporte da mama na rigidez da articulação do joelho durante a corrida em esteira. A medida indica a resistência da articulação do joelho ao movimento quando a força aplicada. Essa rigidez teve associação com menor consumo de oxigênio, melhor desempenho e lesões relacionadas à corrida.
A análise contou com a participação de 12 mulheres, com idades entre 18 e 35 anos, que costumam correr como uma atividade de lazer. A equipe utilizou dois tipos de sutiãs esportivos diferentes, um de alta e outro de baixa sustentação. Para fins de comparação, elas também realizaram o experimento sem o uso de sutiã.
De acordo com o estudo, o experimento mostrou que o aumento dos níveis de suporte da mama esteve associado a uma maior rigidez da articulação do joelho. Em comparação com a condição de controle (sem uso de sutiã), as condições de baixo e alto suporte estão associadas a aumentos de 2% e 5% na rigidez da articulação do joelho, respectivamente.
“Nos últimos 50 anos, ocorreu uma evolução limitada no design do sutiã. Nossas descobertas, em conjunto com pesquisas anteriores, mostram que deve considerar os sutiãs esportivos não apenas como vestuário, mas também como equipamentos esportivos que podem melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões”, conclui.