Ícone do site

Estudo revela pistas do que torna o cérebro humano único

Pesquisadores tentam entender o quee torna o cérebro humano diferente de todos os outros animais. Assim, na busca por respostas, pesquisa conduzida por especialistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, sugere algumas pistas para este mistério científico.

De acordo com análise dos tipos de células presentes no córtex pré-frontal de quatro espécies de primatas, os pesquisadores identificaram características específicas da espécie – particularmente humanas.Além disso, o estudo revela que aquilo que nos torna humanos também pode ser o mecanismo que nos deixa suscetíveis às doenças neuropsiquiátricas.

O estudo que teve financiamento dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH em inglês) e do Instituto Nacional de Saúde Mental. Esta disponível na revista Science.

A análise revela que o cérebro dos primatas formado por uma região essencial para a cognição avançada, chamada córtex pré-frontal dorsolateral. A partir de uma técnica de sequenciamento genético, os pesquisadores traçaram os níveis de expressão de genes em centenas de milhares de células coletadas do córtex de humanos adultos, chimpanzés, macacos e saguis.

Para entender melhor essas diferenças, os pesquisadores partiram da hipótese de que existem tipos de células exclusivamente presentes em humanos ou outras espécies de primatas não humanos.

Além disso, o estudo revela que o tipo de microglia específico para humanos está presente durante todo o desenvolvimento e na idade adulta, o que sugere que as células desempenham um papel na manutenção do cérebro, em vez de combater doenças – como outras do sistema imunológico.

Do mesmo modo, os pesquisadores apontam que variantes do FOXP2 têm sido associadas à dispraxia verbal, uma condição na qual os pacientes têm dificuldade em produzir linguagem ou fala. Outros estudos revelaram o gene está relacionado a outras doenças neuropsiquiátricas, como transtorno do espectro autista, esquizofrenia e epilepsia.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile