Notícias

Estudo do CTC/PUC-Rio revela que dificuldade no acesso a hospitais aumenta a mortalidade por Covid-19

Em dissertação de mestrado, o pesquisador João Gabriel Mayrinck Gelli, do Departamento de Engenharia Industrial (DEI) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio); mostra que a dificuldade no acesso a hospitais foi um dos fatores que contribuiu para o grande índice de mortes de pacientes com Covid-19 em 2020.

De acordo com o estudo, orientado pela Profª Fernanda Baião (DEI/PUC-Rio) e coorientado pelo Prof. Fernando Bozza (FIOCRUZ); revela que as regiões Norte e Nordeste foram as que tiveram o maior número de mortes hospitalares: quase 50% dos internados, faleceram.  Na região Sudeste, a taxa foi de 34%.

Além disso, a pesquisa, alerta a respeito da dificuldade de distribuição de insumos de saúde em regiões mais afastadas. Dessa forma, parte dos resultados da pesquisa foi publicada em janeiro no periódico The Lancet Respiratory Medicine, no artigo “Characterisation of the first 250 000 hospital admissions for COVID-19 in Brazil: a retrospective analysis of nationwide data“.

 

A pesquisa

Além disso, o estudo realizou uma análise descritiva dos casos registrados no Sistema Integrado de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe) no ano epidemiológico de 2020; bem como das características dos municípios. Pacientes que moram em cidades mais próximas das capitais saem em direção a hospitais mais bem estruturados.

De acordo com o pesquisador, “O processo de elaboração deste trabalho chamou a atenção para as disparidades no sistema de saúde nacional e para a questão do acesso. Isso foi o que me motivou a escolher o tema”, revela Gelli. A orientadora Profª Fernanda Baião acrescenta: “O elevado índice de mortalidade hospitalar nas regiões Norte e Nordeste também está ligado à menor quantidade de leitos por 10 mil habitantes, obrigando as pessoas ao deslocamento.”

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Pessoas que tiveram dengue são propensas a ter sintomas da covid-19

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

19 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

10 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

10 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago