Portal Saúde no Ar



Estudo: Caminhada pode reduzir risco de demência

Estudo revela que 3.800 e 9.800 passos por dia pode ajudar a reduzir o risco de demência. Na analise, pessoas com idades entre 40 e 79 anos que deram 9.826 passos por dia tiveram 50% menos probabilidade de desenvolver demência em sete anos.

Ainda, de acordo com o estudo pessoas que andavam com “propósito”. A um ritmo superior a 40 passos por minuto – foram capazes de reduzir o risco de demência em 57% com apenas 6.315 passos por dia.

Mesmo as pessoas que andaram aproximadamente 3.800 passos por dia em qualquer velocidade reduziram o risco de demência em 25%, segundo o estudo.

“Na verdade, é uma mensagem que os médicos podem usar para motivar idosos muito sedentários. 4 mil passos são muito factíveis para muitos, mesmo aqueles que estão menos aptos ou não se sentem muito motivados”, acrescentou. “Talvez, indivíduos mais ativos e em forma devam apontar para 10 mil, onde vemos os efeitos máximos”.

Além disso, o  estudo publicado no editorial da ultima terça-feira (6) no JAMA Neurology. Ressalta o fator de que, a maior redução no risco de demência – 62% – foi alcançada por pessoas que caminharam em um ritmo muito rápido de 112 passos por minuto durante 30 minutos por dia, segundo o estudo. Pesquisas anteriores rotularam 100 passos por minuto (cerca de 4,3 quilômetros por hora) como um nível de intensidade “vivo” ou moderado.

Vale ressaltar de antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, é preciso consultar médico especialista para um melhor acompanhamento.

O estudo, também publicado nesta terça-feira na JAMA Neurology, analisou dados de mais de 78 mil pessoas com idades entre 40 e 79 anos que usavam acelerômetros de pulso.

Contudo, apesar que as descobertas não podem ser interpretadas como uma causa e efeito diretos, “as evidências crescentes em apoio aos benefícios da atividade física para manter a saúde cerebral ideal não podem mais ser desconsideradas”.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe