Os estudantes baianos Heloisa de Souza, de 15 anos e Caio Nunes Santana, de 18, tiveram projetos selecionados e vão participar da maior feira de ciências do mundo, a a 21ª edição International Science and Engineering Fair (ISEF), realizada em Dalas nos Estados Unidos.
A feira será realizada de domingo (14) até a próxima sexta-feira (19). O projeto da autoria de Heloísa é um aplicativo que fornece informações sobre plantas alimentícias não convencionais. Já o objeto de estudo de Caio é o tratamento de resíduos da água através do carvão ativado.
O aplicativo também foi vencedor do ”Prêmio Protagonistas do Progresso Científico”, concedido pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), ficou em terceiro lugar na feira em Ciências Animais e de Plantas, que lhe rendeu o convite para a ISEF.
Com o software, a aluna já coleciona prêmios, como o de destaque de divulgação científica na Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), ocupando o segundo lugar da área de ciências biológicas.
“A população costuma separar esses vegetais dos outros, fazendo com que desconheçam as propriedades dessas plantas. Às vezes essas famílias estão passando fome e não sabem que podem consumir aquelas plantas que têm à sua disposição”, disse a adolescente.
o aplicativo chamado de APPANC, cataloga as plantas, informa quais os nutrientes de cada uma delas, possibilidades de usos fitoterápicos e quais podem ser encontradas em diferentes regiões do país.
Informações do G1, BA.