PORTAL SAÚDE NO AR

Estudante Baiana vai receber prêmio de empreendedorismo da ONU

Baiana é primeira jovem brasileira a receber prêmio de empreendedorismo da ONU

A Estudante baiana, Anna Luisa Beserra, de 21 anos, desenvolveu um projeto sustentável para ajudar pessoas do semiárido que não têm acesso à água potável.

Nascida em Salvador e moradora da Cidade Baixa, no bairro da Ribeira, ela receberá, no próximo dia 26 de setembro, o prêmio de Jovens Campeões da Terra, oferecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 2015, Ana ingressou no curso de biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). I “Eu estava tão apaixonada pelo projeto que decidi aprimorá-lo.

Em entrevista ao site Bahia.BA ela disse: “Estávamos em 2013. Vi um cartaz sobre o Prêmio Jovem Cientista e como era o Ano Internacional de Cooperação pela Água, pensei em concorrer.”, conta a jovem. Naquele ano não teve premiação, mas a jovem não desistiu fácil. “Mesmo não ganhando o prêmio, percebi o quanto o Aqualuz era importante para mim. Na escola discutíamos muito sobre as condições do semiárido do Nordeste e o pouco acesso que o povo tinha a água potável me sensibilizava e foi o que me motivou a continuar pesquisando. Eu precisava fazer algo para mudar.”, relata a estudante.

Sabia o quanto seria importante na minha vida um dia”. Na faculdade, a jovem começou a entender que o Aqualuz poderia tomar proporções maiores e passou a enxergá-lo como uma startup. A partir disso, ela mesma criou o Safe Drinking Water For All (SDW), uma startup socioambiental, que nasceu em 2015, e hoje possui o reconhecimento da ONU.

O sistema de filtragem, Aqualuz, utiliza a radiação do sol para transformar água da chuva contaminada em água potável e pronta para consumo. “Ela é a única tecnologia voltada para cisternas. A água que vem da chuva cai potável, mas quando entra em contato com a telha ou qualquer outro material fica contaminada. O Aqualuz é um equipamento que fica na saída da bomba da cisterna e funciona como um filtro para reter as partículas sólidas da água suja.”, explica Anna.

Fonte: Bahia.BA.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.