Estudante baiana passa em primeiro lugar no vestibular de Medicina da USP e da Unicamp

A estudante baiana Ana Luisa Rocha, 18 anos, que passou em primeiro lugar no vestibular de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi recebida nesta terça-feira pela manhã (10) pelo secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas e pelo subsecretário, Roberto Badaró, ganhando uma carta de recomendação para Harvard.

A jovem que estudou no Colégio Militar de Salvador também foi aprovada na UFBA, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMS).

Em conversa com o secretário, a estudante que foi acompanhada pela avó, disse querer se especializar em genética ou neurologia. “Tenho certeza que serão pelo menos 14 anos morando em São Paulo, pois certamente fará residência no Hospital das Clínicas e um doutorado”, destacou Vilas-Boas, que lembrou ainda do diferencial da metodologia dos professores da USP. “O mais importante para eles não são as notas de rodapé dos livros. Eles querem estudantes com raciocínio clínico”, afirma.

Para ser aprovada, a estudante explica que não abdicou do lazer. “Saía com meus amigos, mas tinha disciplina. Fiz todos os simulados desde 1990. Escolhi estudar na USP porque é uma das melhores universidades do país”, ressalta Ana Luisa.

O subsecretário Roberto Badaró, que é professor e pesquisador licenciado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e ex-professor da universidade americana de Harvard, disse que a meritocracia deve ser estimulada sempre. “Estudar na USP é um privilégio e um mérito pessoal. O mesmo acontece com Harvard. Lá existem diversos cursos de curta duração para estudantes de medicina e o processo seletivo envolve uma carta de recomendação e é o que estamos fazendo”, ressalta.

Fonte: Agecom/Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.