O módulo assistencial que funcionará na Barra durante o Carnaval já está pronto. As instalações vão funcionar na transversal da Rua Marquês de Leão com a Afonso Celso, e está equipado com 10 leitos, inclusive de estabilização e equipamentos de suporte avançado.
A unidade, que registra intensa rotatividade de pacientes durante a festa, terá outros dez postos no mesmo padrão, que funcionarão a partir das 18h desta quinta-feira (04) até às 6 da Quarta-feira de Cinzas nas imediações do Shopping Barra, Ademar de Barros, Sabino Silva, Piedade e Politeama.
Também terão postos disponíveis nas proximidades do Teatro Castro Alves, Ladeira da Montanha, Morro do Gato e Terreiro Jesus, além do módulo instalado no 9º Centro de Saúde Sabino Silva, no Nordeste de Amaralina.
O objetivo é que os foliões tenham atendimento rápido e perto dos locais onde forem registradas ocorrências. Cerca de 1.800 profissionais estarão envolvidos na operação, bem como toda a equipe do Samu durante o período da festa. No total serão 156 leitos, sendo 11 de terapia intensiva.
A estrutura assistencial montada conta ainda com 56 ambulâncias e 18 motolâncias do Samu 192 e cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial que prestarão assistência rápida aos foliões que sofrerem fraturas faciais durante a festa. As UPAs do município continuarão operando 24 horas para casos de urgência e emergência.
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre