Um estudo publicado na revista científica British Medical Journal, aponta que partilhar de um ambiente de trabalho onde proporciona estresse às pessoas, pode aumentar o risco de problemas cardíacos, além da diabetes.
A pesquisa contou com aproximadamente 10 mil trabalhadores na faixa etária entre 35 e 55 – anos, que foram acompanhados durante 14 anos para a coleta de dados. Para a análise, foram considerados os fatores ligados à síndrome metabólica, como obesidade, pressão alta e níveis de colesterol. Hábitos comprovados que comprometem danos à saúde, como fumo, sedentarismo e bebida alcoólica, também foram observados.
Os resultados mostram que homens com estresse crônico decorrente do emprego eram duas vezes mais propensos a desenvolver a síndrome em comparação com pessoas que não sofriam esse mesmo estresse, no entanto, entre as mulheres o número de ocorrências não foi tão alto.
Ainda de acordo com a conclusão, outros fatores como dietas pobres em elementos necessários, além de tabagismo, álcool e outras drogas, induzem o estresse nos homens – o que compromete a saúde masculina. No estudo, também foi detectado que a exposição contínua ao estresse no trabalho pode afetar o sistema nervoso.
Fonte: ZH
L.O.