O estrabismo é uma alteração oftalmológica, onde os olhos perdem o alinhamento, ou seja, eles perdem o palalelismo ocular. Por esse motivo, na infância, as crianças que não fazem o tratamento, desenvolvem o olho preguiçoso, também chamado de ambliopia.
É muito importante que toda criança faça consulta oftalmológica periódica, para que se possa diagnósticar, de forma precoce, podendo tratar e recuperar a visão do olho desviado. A maioria das crianças estrábicas não tem sintomas, mesmo assim, elas podem apresentar perda visual.
Alguns casos aparecem na infância, mas também pode acontecer na vida adulta. Nesses casos, normalmente a consequência de outras doenças, como diabetes, hipertensão, doenças neurológicas, que podem ter um dos sintomas, como a visão dupla, e precisam também de avaliação imediata.
O assunto foi tema do Quadro “Fique de olho” desta quarta-feira (11/10), no Programa Saúde no Ar.
Ouça o áudio completo da oftalmogista Simone Queiroz, no áudio abaixo:
Tocador de áudioSobre o HHCL:
Com quase 60 anos prestando serviços na Bahia, o Hospital Humberto Castro Lima (HHCL) é referência na Bahia quando o assunto é medicina oftalmológica. A unidade atende pacientes de todas as especialidades da Oftalmologia, de forma particular ou através de convênios, com pagamento facilitado. O Hospital Humberto Castro Lima (HHCL) fica na Rua Pedro Lessa – nº 118 – Canela – Salvador Bahia. Telefone: (71) 3173-8200. Agendamento pelo contato (71) 3234-9399.
Fonte: Simone Queiroz (oftalmogista)
Foto: Google
Redação Saúde no Ar