O estoque mínimo de sangue com fator RH negativo necessita urgentemente de doadores para reposição na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia – Hemoba, que já passa por um momento delicado para suprir as demandas cirúrgicas.
Para doar é necessário possuir mais de 50 kg e não deve estar em jejum, ter idade entre 16 e 69 anos e portar documento oficial com foto. Importantes ressaltar que os menores de idade devem ser acompanhados pelos pais ou por responsáveis legais. Antes do procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e depois é avaliado clinicamente.
Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Já os doadores regulares precisam observar os intervalos entre as doações. No caso do homem, o período mínimo é de 61 dias, e da mulher, 91 dias.
O Hemoba está localizado na Ladeira do HGE – Hospital Geral do Estado – em Salvador e a coleta funciona de segunda a sexta – 07h30 às 18h30. Aos sábados – 07h30 às 12h30.
Fonte: Ascom Hemoba
L.O.