Ícone do site

Estirão na puberdade

No primeiro ano de vida, o bebê aumenta 50% do comprimento que tinha ao nascer e triplica de peso, em média. A partir do segundo ano, embora continue a crescer, o ritmo diminui e só ganha intensidade novamente na puberdade, quando acontece o chamado estirão, período em que se ganha 20% da estrutura final. Mas se, a princípio, meninos e meninas crescem igualmente, o processo é um pouco diferente na adolescência.

No caso dos meninos, o estirão se inicia mais tarde, entre os 9 e 14 anos de idade, período em que se inicia o crescimento dos órgãos genitais (testículos e pênis) e começam a surgir pelos no púbis e nas axilas. Por último, a voz torna-se mais grossa. Além disso, os meninos tendem a ganhar mais massa muscular do que as meninas por influência do hormônio testosterona.

As mudanças entre as meninas se inicia mais cedo, entre os 8 e 13 anos. É por isso que, nessa fase, elas costumam ser mais altas do que os meninos. Além do salto na estatura, outros sinais caracterizam esse momento. O primeiro deles é o surgimento do broto mamário, chamado de telarca, que indicam que as mamas vão começar a se desenvolver. Em seguida, surgem os pelos pubianos e, aproximadamente, um ano depois, os das axilas. Em geral, dois anos após a telarca, acontece a primeira menstruação (menarca).

A tendência é que o fluxo e o ciclo sejam irregulares no início. O período também é marcado pela desaceleração do crescimento: depois que menstruam, as meninas vão crescer, em média, 7 cm até a estatura final.

A aceleração de crescimento na adolescência é consequência do aumento da secreção de hormônio de crescimento, os estrógenos para as meninas e os andrógenos para os meninos. Os estrógenos tem um maior impacto sobre o crescimento ósseo enquanto o andrógeno tem um maior impacto sobre o crescimento muscular.

Embora os hormônios desempenhem papéis individuais, a interação entre os hormônios gonadais e adrenais com o hormônio de crescimento torna-se essencial para o estirão de crescimento normal e para a maturação sexual.

Sobre a Clínica Gandra

Gandra – Fisioterapia Preventiva busca proporcionar acolhimento, bem-estar e qualidade de vida, desenvolvendo novas experiências no campo da saúde com atendimento de excelência e priorizando as necessidades individuais de cada cliente. Além de oferecer atendimentos de acupuntura e osteopatia, a Clínica Gandra oferece outros serviços como: Reeducação Postural Global (RPG); Yoga, Psicologia; Pilates, Fisioterapia; Drenagem Linfática; Fonoaudiologia; Massoterapia e Psicopedagogia.

A Clínina Gandra fica na Av. Porto dos Mastros, 162 – Ribeira – Salvador/BA. Os contatos são (71) 3312-0744 e email: contato@gandraterapias.com.br.

Ouça áudio sobre o assunto na íntegra:

https://www.portalsaudenoar.com.br/wp-content/uploads/2017/03/ESTIRÃO-GANDRA.mp3?_=1

 

Fonte: Dr. Carlos Gandra

Foto: Pixabay

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile