O Ministério da Sáude informou que a partir de 3 de março, a pasta passará a divulgar semanalmente as estatísticas de casos e de mortes de covid-19. Desse modo, os estados e os municípios, enviarão os números ao ministério uma vez por semana, as segundas ou terças-feiras.
Assim, o ministério apresentará as estatísticas às terças. De acordo com o ministério a estratégia a iniciativa servira “para otimizar o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos estados e dos ministérios”.
O Conass informou que, em 3 de março, completará mil dias que o órgão, composto pelos secretários estaduais de Saúde, atualizará as estatísticas de forma ininterrupta.
Contudo, a pasta ressalta que, apenas o prazo de atualização aumentará. A população continuará a ter acesso aberto às bases de dados da covid-19 nos sistemas openDataSUS e LocalizaSUS, além das estatísticas divulgadas na página do ministério da internet.
Ainda assim, os profissionais continuam orientados a notificar os casos e os sintomas da forma mais rápida e oportuna possível.
Confira o novo cronograma
• Interrupção dos informes diários: 3 de março
• Data proposta envio de dados semanais pelos estados: 6 a 7 de março (segunda e terça-feira)
• Publicação do primeiro informe semanal dos dados da covid-19 nos painéis de monitoramento do Ministério da Saúde: 7 de março (terça-feira)