Com um novo governo lutanto para o controle da pandemia no país. O presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta quarta-feira, 5, apoio a uma suspensão da proteção de patentes para as vacinas contra a Covid-19; dessa forma, há a possíbilidade de acelerar a produção e a distribuição de imunizantes no mundo. É uma mudança bastante significativa de posição do país em relação ao assunto.
Contudo, o Brasil que tradicionalmente apoiava a quebra de patentes para medicamentos; se posicionou contra a suspensão no caso das vacinas anticovid. Essa mudança de postura foi adotada ainda durante a administração de Donald Trump.
De acordo com o presidente americano, mesmo que no EUA os direitos de propriedade intelectual para as empresas sejam importantes, Washington “apoia a isenção destas proteções para as vacinas para a Covid-19”.
Além disso, em comunicado, a representante do governo ressaltou que irão trabalhar ativamente em parceria com a organização do comércio. “Iremos participar ativamente de negociações necessárias com a Organização Mundial do Comércio para que isso aconteça”, diz ainda o comunicado. “Essas negociações levarão tempo, considerando a natureza consensual da instituição e a complexidade dos assuntos envolvidos”.
Veja também: Anvisa alerta sobre risco de erros na vacinação