A esquizofrenia é uma doença mental crônica que se manifesta na adolescência ou início da idade adulta. Sua frequência na população em geral é da ordem de 1 para cada 100 pessoas, havendo cerca de 40 casos novos para cada 100.000 habitantes por ano.
No Brasil estima-se que há cerca de 1,6 milhão de esquizofrênicos; a cada ano cerca de 50.000 pessoas manifestam a doença pela primeira vez. Ela atinge em igual proporção homens e mulheres, em geral inicia-se mais cedo no homem, por volta dos 20-25 anos de idade, e na mulher, por volta dos 25-30 anos.
A hereditariedade tem uma importância relativa. Sabe-se que parentes de primeiro grau de um esquizofrênico tem chance maior de desenvolver a doença do que as pessoas em geral.
Por outro lado, não se sabe o modo de transmissão genética da esquizofrenia. Fatores ambientais que possam alterar o desenvolvimento do sistema nervoso no período de gestação parecem ter importância na doença.
Estudos feitos com métodos modernos de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética mostram que alguns pacientes tem pequenas alterações cerebrais, com diminuição discreta do tamanho de algumas áreas do cérebro.
Esquizofrenia será o tema da entrevista com a Psiquiatra, Kleyde Mendes Lopes, amanhã (12.05), das 8h às 9h, no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.
Fonte: Site Saúde Mental
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre