Esquema de saúde para o Carnaval

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Salvador na última sexta-feira (25), o esquema de saúde para o carnaval 2016 já está sendo planejado. Faltando 42 dias para o início da festa, está sendo providenciada uma estrutura que engloba 10 módulos com funcionamento por 24 horas durante os três circuitos oficiais da folia.

Além dos 150 leitos que estarão presentes nas unidades, a população vai contar ainda com a retaguarda de atendimento do Samu 192 e unidades de emergência. Para a assistência de pacientes em casos mais graves como fraturas faciais, serão disponibilizadas cinco equipes de cirurgiões bucomaxilofacial.

Para complementar a estrutura de assistência ao folião, 16 ambulâncias, cinco motolâncias, duas ambulanchas e veículos de suporte avançado para intervenção rápida estarão de prontidão, além das unidades municipais fixas de Pronto Atendimentos e duas Unidades de Atendimento Odontológico 24 horas (Liberdade e Dique do Tororó).

Trios elétricos, camarotes, hotéis, pousadas, lanchonetes e restaurantes devem passar por fiscalização da vigilância sanitária, que terá 10 postos nos circuitos oficiais. O objetivo é vistoriar o comércio formal e informal de alimentos, para evitar que baianos e turistas contraiam doenças através do consumo de água imprópria.

As doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e Aids também estarão em foco, com estratégia que serão desenvolvidas através do Programa ‘Fique Sabendo’, que busca realizar testes rápidos para detecção precoce das DST’s durante a festa, que atrai milhões de pessoas de diversos países, aumentando os índices de ocorrências destas doenças.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.