Especialistas dizem que pandemia reduz expectativa de vida no Brasil em 4,4 anos

Levantamento elaborado através da especialista em demografia do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Ana Amélia Camarano, diz que a pandemia da Covid-19 diminuiu a expectativa de vida dos brasileiros em aproximadamente 4,4 anos.

Dessa forma, segundo o levantamento, a expectativa de vida que em 2019 era em media 76,6 anos. Passou em 2020 e dezembro de 2021, para 72,2 anos.

“Se a pandemia continuar, a expectativa de vida vai continuar caindo, infelizmente. Isso tudo aconteceu por causa da sobrecarga dos hospitais e aumento de mortes por Covid-19 durante os últimos dois anos. Para reverter o cenário, precisamos em primeiro lugar acabar com essa crise sanitária. Depois disso, é necessário investir em saúde no Brasil visando o longo prazo”, disse Camarano.

De acordo com a especialista, ainda que a crise sanitária também deve desacelerar o crescimento da mão de obra em pelo menos uma década no Brasil. Assim, os números revelam que nos próximos anos, o país terá um menor número de brasileiros integrando a População Economicamente Ativa (PEA) e, consequentemente, sofrerá com uma menor oferta de trabalhadores.

Segundo os cálculos da pesquisadora a população brasileira deve diminuir significativamente com o decorrer dos anos. Tendo como base os 204,6 milhões de cidadãos que o Brasil tinha em 2020; a analise de Camarano estima crescimento até 2025, com uma expectativa populacional de 212,2 milhões de pessoas.

Contudo, a especialista acredita que em 2030, o país deve ter 209,7 milhões de pessoas.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.