PORTAL SAÚDE NO AR

Especialistas defendem tratamento imediato após diagnóstico de aids

 

Na abertura da 8ª Conferência sobre HIV, Patogênese, Tratamento e Prevenção (IAS – 2015), um grupo de pesquisadores pede uma mudança radical das abordagens terapêuticas da aids. Eles acreditam que o tratamento é  mais eficiente quando  os pacientes  são tratados  com drogas antirretrovirais logo após o diagnóstico da infecção pelo HIV.

“Um tratamento antirretroviral imediato oferece mais do que o dobro das possibilidades de que uma pessoa se mantenha viva e com boa saúde”, segundo um texto assinado pelos cientistas na abertura da 8ª Conferência sobre HIV, Patogênese, Tratamento e Prevenção (IAS – 2015), que ocorre até a próxima quarta-feira em Vancouver.

As  novas pesquisas, que serão apresentadas durante a conferência, mostram que um tratamento administrado desde o início do diagnóstico permite prevenir a transmissão do vírus da aids para um parceiro sexual, enquanto outros estudos provam que uma terapia preventiva “pode proteger de maneira eficaz as pessoas com risco de infecção por uma prática profilática”.

O estudo Start (Strategic Timing of Antiretroviral Treatment)  provou que os pacientes tratados imediatamente tinham 53% menos risco de morrer ou desenvolver doenças relacionadas à infecção.

O Papa enviou uma carta pública para os participantes da conferência onde se manifestou a favor do tratamento e da prevenção da aids.

“Se o papa entendeu isso, todo mundo deveria” fazer o mesmo,   declarou o co-presidente da conferência, Julio Montaner em coletiva de imprensa antes da abertura da conferência, no domingo à noite.

JR

Fonte:  Agence France Press

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.